Brasil começa em Rondônia, foi essa visão que garantiu o desenho territorial no presente

Em 1943 foi criado o Território Federal do Guaporé, com partes do território do Estado do Amazonas e do Mato Grosso. Em 1956, a região passou a ser chamado de Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

Se o Brasil foi descoberto em 1500 com a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral ao litoral sul, do hoje, Estado da Bahia e toda história que já conhecemos com a fundação de São Vicente, depois São Paulo...não é exagero afirmar que nosso imenso país começa em Rondônia.


Explico: um país para se consolidar, deve garantir antes de qualquer coisa, seu território.

A história relata que o espanhol Ñuflo de Chávez foi o primeiro explorador europeu a chegar ao vale do rio Guaporé, entre 1541 e 1542, apenas de passagem.

Os Bandeirantes chegaram à região por volta de 1650, com o objetivo de explorar os minerais do território, sobretudo o ouro. No mesmo período, padres jesuítas chegaram à região e fundaram a primeira aldeia. Como consequência da descoberta de ouro na margem direita do Rio Guaporé, a Coroa Portuguesa fundou a capitania de Mato Grosso em 1748, que abrangia as terras que atualmente fazem parte do estado de Rondônia. O objetivo era a ocupação da região, sobretudo da margem direita do rio Guaporé, para garantir a sua posse, ameaçada por espanhóis e pelos indígenas.

Brasil começa em Rondônia
Em 1776 foi construído o Real Forte Príncipe da Beira (Foto: Reprodução)


A Coroa Portuguesa sabendo das constantes investidas dos espanhóis na região nomeou governador da capitania do Mato Grosso, Dom Antônio Rolim de Moura Tavares, lhe atribuindo a missão de proteger o território mediante sua povoação. Assim, foi instalada a capital da capitania na Vila Bela da Santíssima Trindade, da qual comandou as demarcações das fronteiras de acordo com o Tratado de Madrid (1750). Em 1753, instalou um posto de vigilância na povoação de origem espanhola situada na margem direita do Guaporé, portanto em terras brasileiras. Em 1759, o governador de Santa Cruz de La Sierra solicitou que o posto de vigilância fosse evacuado. Em resposta, Rolim de Moura construiu um forte em substituição ao pequeno posto de vigilância, que passou a ser chamado de Presídio de Nossa Senhora da Conceição. Devido ao clima e as incursões dos espanhóis, logo o presídio ficou em ruínas. Foi reconstruído em 1769, e renomeado como Forte de Bragança. Em ruínas novamente, especialmente devido a enchente em 1771, em 1776 foi construído em seu local o Real Forte Príncipe da Beira.

A construção do Real Forte Príncipe da Beira e todos os demais fortes a oeste da raia do Tratado de Tordesilhas, demonstra a visão geopolítica da diplomacia portuguesa no século XVIII, que, aproveitando o Tratado de Madri de 1750, buscou assegurar a posse do território, já imaginando a quebra de tais acordos.

Todavia,  justificando a afirmativa de que o Brasil começa em Rondônia, foi essa visão que garantiu o desenho territorial no presente.

Curiosidade


A fortaleza é considerada a maior edificação militar portuguesa construída fora da Europa.

Hoje o Forte Príncipe da Beira está situado no município de Costa Marques-RO.

Origem do nome


“Príncipe do Brasil” era o então título do herdeiro da Coroa Portuguesa, assim como “Príncipe da Beira” era o título do primogênito dos Reis de Portugal.

A construção iniciou-se em 19 de abril de 1775, mas sua pedra fundamental se deu em 1776, batizando o projeto em homenagem a D. José de Bragança, título que manteve até sua mãe - D. Maria I subir ao trono no ano de 1777, tornando-se Príncipe do Brasil, que não chegou a reinar, morreu jovem e foi sucedido por seu irmão menor D. João VI, que se tornou Rei.


O declínio da mineração e a proclamação da República fizeram com que a região perdesse sua importância econômica até o fim do século XIX, quando a exploração da borracha entrou em seu auge.


Em 1943 foi criado o Território Federal do Guaporé, com partes do território do Estado do Amazonas e do Mato Grosso. Em 1956, a região passou a ser chamado de Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.


A exploração da castanha do Pará e da borracha sustentou o Território até a descoberta de jazidas de cassiterita, que acelerou o desenvolvimento e o povoamento da região. Tal desenvolvimento levou o território ao status de Estado a partir de 1982.


Estrada de Ferro Madeira-Mamoré


A ideia da ferrovia não é brasileira, nasceu na Bolívia em 1846, quando o engenheiro José Augustin Palácios convenceu as autoridades locais de que a melhor saída de seu país para o oceano Atlântico seria pela bacia Amazônica, dado a dificuldade para transpor a cordilheira dos Andes e a distância do oceano Pacífico dos mercados europeu e americano.

EFMM - Estação Porto Velho

História sendo dizimada. EFMM - Estação Porto Velho. Foto: André Garcia


Em 1851, o governo dos Estados Unidos, interessado na melhor saída para importação de produtos, especialmente a  borracha, determinou ao tenente Lardner Gibbon o estudo de viabilidade do empreendimento via rio Amazonas.


O tenente Gibbon em 1852 concluiu o trajeto Bolívia-Belém, desceu  pelo lado boliviano os rios Guaporé, Mamoré, Madeira e Amazonas, ratificando a ideia de Palácios, demonstrando que uma viagem dos Estados Unidos à La Paz via rios amazônicos levaria 59 dias com advento de uma estrada de ferro, contra 180 dias, via oceano Pacífico, além da dificuldade de contornar o Cabo Horn, ponto mais meridional da América do Sul, pertencente ao Chile, no arquipélago da Terra do Fogo.  Até hoje as condições de navegação são consideradas severas, com fortes ventos, o que se tornou um dos pontos favoritos para regatas de veleiros como o Volvo Ocean Race.


O projeto só foi possível com a confluência de interesses políticos e daí surge o Tratado de Petrópolis, firmado em 17 de novembro de 1903, formalizando a permuta de territórios entre Brasil e Bolívia, nascendo o Estado do Acre cujas terras o governo boliviano não conseguia ocupar e era motivo de grandes conflitos, já que foi ocupado por brasileiros desde o início do ciclo da borracha.

Interessante analisar que se o Brasil quisesse, teria tomado o território a força, dado sua ocupação de fato e bastava acionar sua força militar, muito maior que da Bolívia.

Mas Barão de Rio Branco com o apoio do então Presidente Rodrigues Alves acertou que a Bolívia abriria mão do Estado do Acre em troca de territórios brasileiros do Estado do Mato Grosso, receberia a quantia de 2 milhões de libras esterlinas devido ao látex extraído na região e a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para dar trânsito às trocas comerciais boliviana que também seria muito relevante comercialmente para o Brasil.


A estrada de ferro foi a 15ª ferrovia construída no Brasil, levou 5 anos, entre 1907 e 1912 e sua extensão de 366 quilômetros ligou Porto Velho a Guajará-Mirim


É uma história que já foi relatada de forma romântica na televisão, mas que vale a leitura, dado as dificuldades na época com doenças, personagens como Marechal Rondon, Oswaldo Cruz contratado por Percival Farquhar para vencer as doenças que acometiam os operários.


O último trecho entregue da ferrovia, se deu em 30 de abril de 1912, ocasião que se registrou a chegada da primeira composição à cidade de Guajará-Mirim, fundada nessa mesma data, mas a EFMM foi inaugurada em 1 de agosto do mesmo ano.

Ponte construída EFMM, hoje utilizada para passagem de veículos. Foto: Renato 

Em 2011 o Governo do Estado de Rondônia condecorou in memoriam com a comenda Marechal Rondon, Percival Farquhar e outros 876 americanos que comandaram a construção da ferrovia.


Em 2012, em seu centenário de inauguração foi instalado o Comitê Pró-Candidatura da EFMM a Patrimônio Mundial da Unesco, mas in loco muita coisa precisa ser recuperada, dá tristeza ver tanto abandono.

*Informações de R7 Notícias

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome

#copadomundo,13,#ShowDosAtrasados,1,´Peru,7,$,1,$$$,2,11 de Setembro,1,2018,2,2º-turno,1,3 Linha do Ribeirão,3,7º BPM,1,A FORÇA DO QUERER,6,A LEI DO RETORNO,1,ABGLT,1,Abunã,12,ABUSO,7,ACIDENTE,25,Acir Gurgacz,7,Acre,73,Ada Dantas,1,Adélio-Bispo-de-Oliveira,1,Adolescente,2,Aécio Neves,6,Aeroporto,1,Africa,1,Africa do Sul,1,Agência Bancaria,2,Agenda,3,Agente penitenciário,45,Agricultores,1,Agricultura,17,Agro Cap,1,Agronegócio,13,Agropecuária,17,Alagoas,5,ALE-RO,4,Alemanha,3,Alerta,3,Alexa,1,Algaritmo,1,ALHO,1,Alimentação,2,Alistamento,1,Almir Flores,1,Alta Floresta,18,Altamir Fochesatto,3,Alto Alegre do Parecis,1,ALTO PARAÍSO,3,Alto-Araguaia-MT,1,Alunos,2,Alvorada do Oeste,3,Amapá,6,Amazon,1,Amazonas,34,Amor da Amazônia,1,Amsterdã,1,Ana Valquíria,1,Anael,1,Análise da redação,1,ANATEL,2,Anderson Silva,2,André do Sindicato,1,Android,1,Angélica,1,Ângelo Papadopulos,1,animais,3,Anitta,5,Anos 70,1,ANTÔNIO BARROSO,2,Antra,1,AO VIVO,2,Apiacás,3,Aplicativo,3,APOIADORES,1,aposta,1,APP,1,Apple,1,Apresentador,2,Arábia Saudita,2,ARAÇATUBA - SP,1,ARAPUTANGA/MT,1,área,1,Arena Araújo,2,Argentina,5,Ariana-Grande,1,Ariquemes,86,Ariquemes-190,2,Arroz,1,Artistas,2,árvore,1,ASSEMBLEIA LEGISLATIVA,9,Associação Cacoalense de Imprensa,1,ASTRONAUTA,1,ATENTADO,1,ATRIZ,1,Atropelamento,1,Audiencia,1,Audiência-Pública,1,Auditores-Fiscais,1,auto-exame na mama,1,AUTOMÓVEL,1,Autor Arimar Souza de Sá,1,Autoridade,1,avião,1,Ayrton Senna,1,Bacia-hidrográfica,1,Bahia,23,Baleia Azul,7,Balsonario,1,Bandeirantes,3,Bangladesh,1,Barack-Obama,1,Barbearia,1,Barcelona,4,Basquete,1,Bastidores da Copa,26,bastidores da fama,7,Bastidores da Notícia,36,Bastidores da Noticia Acre,1,Bastidores da Notícia Bolivia,1,Bastidores da Noticia Brasil,12,Bastidores da Notícia Cacoal,1,Bastidores da Notícia Guajará Mirim,4,Bastidores da Notícia Internacional,9,Bastidores da Noticia Nova Dimensao,2,Bastidores da Noticia Nova Mamore,12,Bastidores da Noticia Pimenta Bueno,3,Bastidores da Noticia Porto Velho,2,Bastidores da Notícia Rondonia,17,Bastidores da Noticia Vilhena,3,Bastidores da Política,28,Bastidores da Política Internacional,3,Bastidores do Esporte,1,Bastidores Politica,329,Bastidores TV,50,Bastidores-da-tv,2,BBB,9,BBB2018,2,BBC,2,Belém,5,BELEZA,2,Belo Horizonte,4,Bêni,1,Betel,2,Beterraba,1,Beto Rosa,4,Big Brother,7,Biometria,1,Bitcoin,1,Black-Friday,1,Boa-Vista,2,Boi Bumba,3,Boletim do tempo,4,Bolivia,33,Bolívia,3,Bolo,1,Bolsa,1,Bolsa Família,1,Bombeiros,8,Bovinos,3,BOXE,1,BR-070,1,BR-277,1,BR-319,6,BR-364,94,BR-421,1,br-425,56,BR-429,2,BR-435,1,Bragantino,1,brasil,878,Brasiléia - AC,1,Brasileirao 2018,4,Brasileiros,1,Brasilia,26,Britânica,5,Britto Jr,1,Bruna-Marquezine,6,Bruno Borges,4,Bruno e Marrone,1,Bruno Gagliasso,2,Bruno-e-Barreto,1,Bujari-Acre,1,Bullying,2,Burger King,1,Buritis,26,Cabixi-RO,2,Cacau Show,1,Cacaulândia,6,caceres,1,Cachoeirinha,1,Cacoal,57,Caerd Rondonia,1,Café,1,Caixa,6,Califórnia,2,Camalaú-PB,1,Câmara dos Deputados,5,Câmara-de-são-paulo,1,Campeonato de Inverno,1,Campeonato Rondoniense,1,Campo Grande,2,Campo Novo,5,Campus,2,Canadá,1,Canal-do-Ambrósio,1,CÂNCER,5,Candeias do Jamari,16,candidatos,3,Candidaturas,1,Cantor-Daniel,1,CAPITAL,4,CAPS,1,Caratinga,1,Cardeal,3,Caricatura,1,Carlinda,3,Carlinhos Camurça,1,Carlos-Bolsonaro,2,Carmen Lucia,1,Carnaval,5,CARRO,3,Casa Branca,1,Casimiro de Abreu,3,Caso Ciperon,1,Castanheiras,3,Católicos,8,CAVALGADA,4,Cavalgada 2018,2,Cavalgada Nova Dimensao,2,CBF,1,Ceará,12,Cebola Roxa,1,Célio-Brito,2,Celulares,3,Central de Polícia,1,Cerejeiras,15,Cerquilho/SP,1,CGE,1,Chapecoense,2,Charlie Brown Jr,1,Cheia,18,Chile,3,China,5,Chorão,1,Chupinguaia,6,chuva,2,chuvas,1,Ciclismo,1,Ciência,3,CINEMA,2,Classificados,1,Claudia,1,Cláudia Cluz,1,Claudionor Leme,3,Cléo-Pires,1,Clima,1,Clube do Cabo,1,Coca Cola,1,Cocalinho-MT,1,Colniza,2,Colombia,2,Colorado do Oeste,6,coluna,4,CONCELHO DE ÉTICA,1,concurso,100,CONCURSO PÚBLICO,9,Concursos 2017,62,Concursos-2018,2,concursos-abertos,1,Concursos-ale-rondonia,2,Condenação,1,Condenado,1,Cone Sul,4,ConeCrew,4,Confúcio Moura,11,Congresso,1,Congresso-Nacional,1,Constituição,1,Cônsul da Bolívia,1,Consumidores,1,COPA DO MUNDO 2018,33,Copa São Paulo,1,Copacabana,1,Copinha,2,Coreia do Norte,5,Coreia do Sul,3,Coronel-Marcos-Rocha,6,Correios,1,Corrupção,4,Corumbiara/RO,1,Costa Marques,12,Costa Rica,1,Cota-de-alerta,1,CPRM,1,CR7,1,Cremoso,1,Criança,1,crianças,1,Cristiano Araújo,1,Cristiano Ronaldo,3,Croácia,3,Cuba,2,Cuiabá,29,Cuidados,1,Cujubim,8,Cultura,6,curiosidades,22,Curitiba,7,CURSOS,4,Dado Dolabella,1,Dados Pessoais,1,Daniel Alves,1,Daniel Pereira,3,Daniela Araújo,1,DEBATE,1,Defesa Civil,2,Denúncia,1,Dep. Cleiton Roque,2,Depressão,1,DEPUTADA GOSTOSA,1,Deputados Estaduais,4,Desaparecida,1,destaque,68,DF,2,Dia das Crianças,2,DICAS CONCURSOS,1,Dicas para enem,1,DICAS SAÚDE,13,DICAS TECNOLOGIA,1,Dilma,2,Dinamarca,1,Dinheiro,1,Diprove,1,Direito de viver,2,DIREITOS HUMANOS,2,Diretório,1,DISTRITO COLINA VERDE - RO,1,Distrito de Nova Colina Verde,1,Distrito de Palmeiras,4,DISTRITO DE SÃO CARLOS - RO,1,Distrito do Araras,15,Distrito Federal,15,DNIT,3,Doação,2,Doar,1,Doenças,1,Domingão do Faustão,1,Don Geraldo,1,Douradina-Paraná,1,Doutor Neidson,1,Dr. Anderson-Muniz,3,Dr. Neidson,3,Drogaria Econômica,1,Drone,1,Dubai,1,Dupla,1,Ebenezer Cobb Morley,1,EC Vitória,1,ECLIPSE,2,Economia,16,Edgar do Boi,1,Edina Costa,1,Edital,1,Edson Martins,3,Eduardo Cunha,3,Eduardo Japonês,1,Educação,18,Educação de surdos,2,EFMM-RONDÔNIA,1,Egito,2,Eleições,1,Eleições 2016,11,Eleições 2018,90,Eleições Internacional,2,Eleições RO,23,Eleições Suplementares,3,Eleitor,1,Elisângela Maya Oliveira,1,EMAGRECIMENTO,2,Emancipação,2,Emater,1,emoção,2,Emojis,1,Empreendedor,3,Empreendedorismo,2,emprego,8,Empresarial,1,EMPRESÁRIAL,1,empresários,1,Empresas,1,Empréstimo,1,Enchente,10,Encontro,1,enem,22,Enem 2018,3,Energia,5,Enfermeiro,1,Ênio Pinheiro,1,Entidades,1,Entretenimento,13,entrevista,4,Escola,5,Escola Municipal Coronel Jorge Teixeira,1,Escola Municipal Eduardo Valverde,1,Escola Municipal Jorge Teixeira,1,Escola Municipal Luciana Maronari,1,Escolas,1,eSocial,1,Espanha,3,Especial,1,Especialista,1,Espécie,1,Esperança,1,Espigão d'Oeste,12,Espigão do Leste,1,Espigão do oeste,5,Espirito Santo,5,Espírito Santo,1,esporte,62,ESPORTE RO,10,Esporte.,4,Estações,1,Estados unidos,6,Estelionato,1,ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ,3,Estrada Parque,4,Estudantes,2,Estudo,3,Estupro,1,EUA,25,Eucatur,1,Eurimar Kaymme,1,Eurocopa,2,Evangélicos,2,Evaristo Costa,1,Eventos,41,Evo Morales,2,ex-prefeitos,1,Exército Brasileiro,5,Existência Verbal,2,EXPEDITO JÚNIOR,4,Expedito Neto,1,Expo-Goio,1,Expoac,1,Expoari,1,Extra de Rondônia,1,Extrema,3,F1,1,FAB,1,Fabio Assunção,1,Fábio Assunção,1,Facebook,21,Fake News,4,FAMÍLIA,1,Família Acolhedora,1,Familia Real,1,Famosos,49,Famosos-e-TV,34,Fantástico,1,Fausto-Silva,1,Febre Aftosa,3,Felcc,1,FELIPE NETO,1,Fernadinho Beira Mar,1,Fernanda Brum,1,Fernando-Haddad,5,FGTS,8,FHC,1,Fiat,2,Fies,1,Fifa,1,Figueirópolis-MT,1,Filantrópicas,1,FIM DO MUNDO,1,FIMCA,1,final,1,Físico,1,Flagrado,3,Flamengo,6,FLORES,1,Florianópolis,1,fogo,1,Fonte: RONDÔNIA AO VIVO,1,FORAGIDOS,5,Forbes,2,Fortaleza,2,FORTRESS,1,Fotógrafos,1,França,2,Frederik Barbieri,1,Friagem,11,FRIAGEM AC,3,Friagem RO,6,FUGA,2,Fundeb,1,FURTO,1,Futebol,23,Futebol Europeu,3,Futebol Italiano,1,Futsal,2,g,1,g1,4,G1 Rondônia,4,gabinete,1,Gabriê,1,Gabriela Rossi,1,Ganso,1,Garça-SP,1,GÁS,1,Gasolina,1,GEC,1,GERAL,298,Geraldo Alckmin,1,Getúlio Vargas,1,Gisele Bundchen,1,Globo,19,Goiânia,3,Goias,12,Goleiro Bruno,1,GOLPE,3,Google,1,Gospel,10,Governador Jorge Teixeira,3,GOVERNO,18,Governo de Rondônia,3,Grã-Bretanha,1,Grammy-Latino,1,Grãos,1,GRATUITO,2,Greve Geral,6,Grupo B,1,Guajará Esporte Clube,2,Guajara Mirim,319,Guajára-Esporte,6,Guayaramerin,3,Guerra,1,Guinness,1,Gustavo-Lima,1,HÁBITOS,1,Henrique Meirelles,2,Herbert Lins,1,Hexa,1,Hidrelétrica de Santo Antonio,1,Hiper-realismo,1,Hiran Araújo,29,historia,9,História de Porto Velho,2,Holanda,2,homem,1,Homenagem,3,Homicídio,3,Horário-de-verao,1,hospitais,1,Hospital-Albert-Einstein,1,Hospital-de-amor-amazônia,1,humaitai,4,Humildade,1,humor,1,Iata,4,IBAMA,2,IBGE,2,ibope,2,Ibrat,1,ID Jovem,1,Idaron,3,Ideb,1,IFRO,2,Igreja,3,IGREJA CATÓLICA NM,5,Igreja São Francisco de Assis,1,Igreja Universal,1,Ilha,2,Ilha-Sentinela,1,Ilhas-Mauricio,1,IMAGENS DO MUNDO,4,impeachment,1,impostos,1,Imprensa,1,INCÊNDIO,1,Independência,1,India,4,Indiavaí-MT,1,Indígenas,2,Indústria,1,Induto,1,Inédito,1,Inep,3,INGLATERRA,2,Inocência,1,inscrições,1,Inss,3,Instagram,2,Instituto do Templo,1,Instituto-Paraná,1,Intermodal South América,1,Internacional,154,internet,9,Invernão Guajará Mirim,2,Investimentos,2,iOS,1,IPERON,1,Irã,2,Irlanda,1,Irmãos,1,Islândia,1,Israel,3,Itália,2,Itanhaém-SP,1,Itapuã do Oeste,8,Ivinhema,1,Ivo Cassol,2,Jaci-Paraná,5,Jacinópolis,27,Jacy Parana,5,Jaime-Bagattoli,1,JAIR BOLSONARO,31,Jair Montes,1,Janaúba/MG,1,Jangada,1,Japão,1,Jaqueline-BBB18,3,Jaru,45,JATAÚBA/MG,1,Jauru,1,JBS,1,Jean Oliveira,2,JEEP,1,Jeff Notícias,1,Jerusalém,1,Ji -Paraná,92,Jirau,1,João Amoêdo,1,João Batista,1,João Doria,5,João Paulo II,5,João Pessoa,2,JOER,1,Jornalismo,1,jornalista,4,Josimar Campos,1,Jovem,1,Joven pan,1,Jovens,1,Juara - MT,3,Judeus,1,Juina - MT,1,Juiz-de-Fora-mg,1,Julgamento,1,JULIANA PAES,1,Juliano Bertozzi Machado,1,Juruena - MT,3,Justiça,15,Justiça do Trabalho,1,Justiça-Eleitoral,2,Justin Bieber,1,Kaká,1,Kassab,1,Katchup,1,Kim Jong-Un,4,Kim Kardashian,1,La Casa de Papel,1,LAERTE QUEIROZ,9,LAS VEGAS,1,Latino,1,Lava Jato,22,Lebrão,2,legislativo,1,Lei Eleitora,1,Leilão,4,Léo Moraes,6,Léo Nascimento,3,Lewis Hamilton,1,LGBT,2,Libertadores,2,Linha D,1,Literatura,1,livros,1,Londres,2,Londrina,1,LotoFácil,1,Luan Santana,2,Lucas do Rio Verde,1,Luciano Huck,2,Lula,27,LUTO,2,Machadinho do Oeste,8,maconha,2,MÃE,1,Mães,2,Mahmoud-Baydoun,1,Mais-Medicos,3,Maisa-Silva,2,Malásia,1,Malhadinho,1,manaus,30,Mandala,1,Mano-Brown,1,Mapa,1,Maracanaú - CE,1,Maranhão,5,Marcelo Resende,9,Marco Feliciano,1,MARCOS DONADON,1,Marcos-Pontes,1,Marcos-Rogério,1,Marechal Rondon,10,Maria da Penha,2,Mariana Carvalho,4,MARINA SILVA,1,Marinha,3,Marinha Raupp,6,Marisa Letícia,1,Mark Zuckerberg,2,Marrocos,1,Marte,1,Masturbando,1,Mato Grosso,127,Mato Grosso do Sul,7,Matrículas,1,Matupa,1,Matupí,1,Maurão de Carvalho,8,MBL,1,MDB,7,Mec,3,Médico,3,Medo,1,Mega-Sena,2,Melhores momentos,2,Memes,1,Mensagem,2,Mensagem Falsa WhatsApp,1,Mensalão,1,mercado,2,Messi,2,Meteoros,1,Mexico,5,México,3,Michael Jackson,1,Michel Temer,18,Migração,1,Milho,1,Minas gerais,28,Ministério do Turismo,2,Ministério-da-Educação,2,Ministerio-da-Justiça,1,Ministério-da-saúde,2,Ministérios,1,Ministro Andreazza,4,Mirante da Serra,3,Miss BR,1,Miss Brasil,2,Miss RO,1,Miss-Bumbum,2,Miss-Universo,1,Moda,1,Monte Negro,5,moradores,1,Moreira Mendes,2,Moro,2,Morrinhos – CE,2,Mossoró,1,MOTO,1,Mototaxista,1,MP,8,MPC-RO,1,MPF,7,Mr. Catra,2,Mtb,1,MULHER,2,Mulheres,1,mundial do pode de Deus,2,mundo,76,Município,1,Música,6,Naldo Benny,1,Narcos,1,Nasa,5,Natal,9,Naufrágio,1,Naymar,4,Necrofilia,1,Neon Festival,1,NEPAL,1,Nettlix,7,news,5,NEY LOPES,3,Neymar,3,Nicole Bahls,1,Nigéria,1,Nível,1,Nomes,1,nordeste,1,Noronha,3,Norte,11,Nossa Senhora do Seringueiro,1,Nota de falecimento,2,Notícias,7,Nova Braslandia do Oeste,2,Nova Canaã do Norte,1,Nova Carlifónia,2,NOVA COLINA - JI PARANA,1,Nova Dimensão,47,Nova Gama,1,Nova Mamoré,659,nova monte verde,1,Nova Mutum,9,Nova União,2,Nova York,2,Nova Zelândia,1,Nova-Mutum,1,Novela,10,Novilha Vermelha,1,Novo Hamburgo,1,NUDES,2,O mamoré,1,O Mecanismo,1,O outro lado do paraíso,1,O que não dizer,1,OAB/RO,2,Oco do Coco,1,ODEBRECHT,1,ofertas,1,Olimpíadas,3,OMS,1,Onyx-Lorenzoni,1,Operação Apate,7,Operação Fáeton,1,Operações,1,OPERADORA OI,2,OPORTUNIDADE,3,ORG,1,Órgãos,1,Ouro Preto do Oeste,26,Outono,1,OUTUBRO ROSA,2,Pabllo Vittar,1,Padre,4,pagamento-dos-servidores,1,Pais,1,Paisagens,1,Palácio do Planalto,2,PALACIO-RONDONIA,1,Palestra,1,Palmas,2,Palmeiras,1,Pâmela Bório,2,Pânico,2,PAPA,3,Papa Francisco,1,Papai-NOEL,2,Pará,13,Parada Gay.,1,Paraguai,2,Paraíba,11,Paraná,18,Paraná.,1,Paranaita,1,Paranaíta,26,Paranaíta-MT,1,Paris,3,Parque-Nacional,1,Pasep,1,passageiras,1,Passagens,1,Pasta,1,Pastores. Bispos,1,Patins,1,Patricia Abravanel,1,Paulo Andreoli,1,Paulo-Guedes,1,Paz,2,PC,14,PCC,2,PEC,1,PEC 287,1,Pecuária,2,Pecuaristas,1,Pedro Parente,1,peixes,1,Pelé,1,Pernambuco,7,PEROLA DO MAMORÉ,764,Perseguição,1,Pesquisa,10,PETROBRAS,3,PF,10,PGR,1,Philippe Coutinho,1,PHS,1,Piauí,11,PIB,1,Pimenta Bueno,30,Pimenteiras do Oeste,2,Pioneiro,1,PIS,3,Piso Salarial,4,Pitbull,1,Planeta-Vermelho,1,PM,27,PMDB,6,PMN,1,Poesia,1,Pokemon Go,1,Poker,1,Polícia,2,Polícia Civil,4,Polícia Civil de Rondônia,2,Policia Federal,8,Polícia Federal,1,Polícia Militar,2,Policia-Civil,1,policial,8,Política GM,2,Políticas NM,16,Políticas-RO,3,PONTA GROSSA/PR,2,Pontes Larceda,1,Portal Uai,1,Porto Alegre,6,Porto Velho,291,Porto-Alfandegado,2,Porto-Esperidião,1,Portugal,2,PP,1,prefeitos,1,Prefeitura,2,Presidenciáveis,7,Presidente Médici,12,Presidente-da-republica,1,Presidente-Venceslau-SP,1,Prevenção,1,PRF,5,PRF 2018,1,PRIMEIRA DAMA,1,Principe-da-Beira,1,Processo Seletivo,8,Procon Rondônia,2,procon-sp,1,Produção,1,Proerd,1,Profecias,2,Professor Denízio,7,Professor Eurimar Kaymme,1,Professor Ruzel Costa,1,Professor-Beto-Rosa,4,PROFESSORES,11,Professores agredidos,2,Profissão,1,promoção,1,Prouni,1,Provas do Enem,2,PSDB,2,PSG,3,Psicodélicos,1,PSL,5,PT,3,publicidade,2,Radialista,3,Rádio,2,Rádio-Mamoré-FM,2,Ranking,1,rap,4,rápido,1,Raquel Dodge,1,Ratinho,1,Raul-Gil,2,Real Madrid,1,Real-Time-Big-data,1,Realy Show,2,REBELIÃO,1,Receita,2,Receita-Federal,1,recife,4,Record Mundial,1,Rede Record,8,Rede TV,1,Redes Sociais,10,Reflexão,2,Reforma-da-previdência,2,Região Norte,1053,Regras,1,Regras Eleitorais,2,Religião,7,resultados,3,RESUMO,2,Ribamar Araújo,1,ribeirão,4,Ricardo Coutinho,1,RICO,1,Rio Acre,3,Rio Beni,1,Rio Branco,9,Rio Crespo,2,Rio de Janeiro,40,Rio Grande do Norte,9,Rio Grande do Sul,8,Rio Guaporé,3,Rio Janeiro,1,Rio Machado,3,Rio Madeira,29,Rio Madre de Dios,1,Rio Mamoré,4,Rio Pardo,2,Rio-Araguaia,1,Rio-Laje,1,Rio-Machado-ro,1,Ritual,1,RO-010,1,Robustas Finos,1,Rocinha,1,ROCK IN RIO,1,RODEIO,4,Rodovia,3,Rodrigo Faro,1,Rodrigo Maia,1,Roger-Waters,1,Rolim de Moura,29,Romário,1,Ronaldinho Gaúcho,1,RONDON CAP,3,Rondônia,1390,Rondônia Rural Show,4,rondoniense,7,Rondonópolis,9,Roraima,12,Rosângela Donadon,1,Rosani Donadon,1,Rota Mamoré,1,Roubo,5,Russa,8,Rússia,2,Sabrina Sato,1,SÁLARIO,1,Salvador,6,Samu,1,Santa Catarina,6,Santa Catarine,1,Santa Luzia do Oeste,3,Santo Expedito do Sul,1,São Domingos do Guaporé,1,São Felipe D'Oeste,2,São Félix do Araguaia,1,São Francisco do Guaporé,5,São Miguel do Guaporé,1,São Paulo,53,Sarahah,2,Sarampo,1,Sargento,1,saúde,16,sbt,6,Sebrae RO,3,Secom - RO,1,Seduc-RO,2,Sejus,1,SELEÇÃO BRASILEIRA,4,Senado,13,Senador Jucá,1,Senna,2,Sensual,3,Sepog,1,Sergio Bouez,1,Sergio Cabral,1,Sergio Pires,1,Sérgio-Moro,2,Sergipe,4,Serie,2,Seringueiras,4,Serra,1,Serra dos Parecis,1,Sertanejo,5,Sérvia,1,Serviço Militar,1,Servidor Público,4,Servidores,4,Sesc RO,1,Sevilla,1,Sexo,4,SHOPPING,5,Silvio Santos,3,Simon Santos,1,simples,1,Sindifisco,1,Sindinova,1,SindiTelebrasil,1,Sindsef,1,SINE PVH,2,SINE RO,3,sinop,3,SINTERO,4,Sipam,7,Síria,1,Sisu,2,Só Na Benção,1,Solidariedade,3,SOPHIA,1,SOROCABA SP,2,Sorriso,2,South America,1,STF,11,Suécia,1,Suiça,3,Suicídio,4,Supermercados,1,SUS,1,Tabão-SP,1,Taguatinga,1,Tailândia,4,Tamboril - CE,1,Tangará da Serra,1,Tarado,1,Tarauacá/AC,1,Tatuagem,1,TCE,3,tecnologia,18,Teixeira de Freitas - BA,1,Teixeirópolis,1,TELEFONE,1,Teleton,2,Televisão,4,TEMPO,15,Tentativa de Homicídio,1,Terceiro Templo,1,Teresina,1,Termina,1,Terra,1,Terrorismo,1,terrorista,1,Tesouro Nacional,1,Thammy-Miranda,1,The Voice Brasil,1,Theobrama,3,Thiago Flores,1,Tiririca,2,TIROS,4,Tirullipa,1,Tocantins,2,Toneladas,1,Trabalho Escolar. Educação,2,Trafico,5,Tragédia,4,Transferência,1,TRANSPORTE COLETIVO,3,TRANSPOSIÇÃO,2,Transtornos mentais,1,Trasporte-Escolar,1,TRE,7,TRE-RO,2,Tremor,1,Três-caixa-d-agua,1,Tribo-Isolada,2,Tribunal de Justiça,2,Triplex,1,triufo,1,TRUMP,6,TSE,9,Turismo,8,twitter,2,UBER,1,UBS,1,UEBER,2,UFC,2,UHE,1,últimas noticias,6,Unesfron,1,União,3,Unidade de Saúde,2,UNIR,3,UNIR-RO,2,Universidade,1,Urso,1,Uruguai,4,Urupá,3,USINA,17,Usina Rondônia,1,Vagas,5,Valdir Raupp,12,Vale do Anari,1,Vale do Guaporé,2,Vale do Jamari,4,Vale-do-Mamoré,1,Várzea-Grande-MT,1,Vasco,1,Venezuela,4,verba,1,Vereador Valdomiro,1,Vereadora Cristiane Lopes,1,viagem,1,Vídeo,20,Vila Rica,3,Vila-da-Penha-RO,1,Vilhena,76,Vilhenense,2,VIOLÊNCIA,5,Violência Sexual,2,Viral,2,VIRALIZA,4,Vista Alegre,5,Vista-Alegre-do-Abunã,1,Vítoria,1,Vladimir Putin,1,Welington Franco,1,Wesley Safadão,3,WhatsApp,36,WhatsApp Web,1,Whindersson-Nunes,1,Xadrez,1,Xaparu,1,Youtube,9,Ze Brasileiro,1,Zequinha Araújo,1,ZONA DA MATA,2,Zona Rural,3,Zona Sul,1,Zoofilia,1,
ltr
item
Bastidores da Notícia - Últimas Notícias : Brasil começa em Rondônia, foi essa visão que garantiu o desenho territorial no presente
Brasil começa em Rondônia, foi essa visão que garantiu o desenho territorial no presente
Em 1943 foi criado o Território Federal do Guaporé, com partes do território do Estado do Amazonas e do Mato Grosso. Em 1956, a região passou a ser chamado de Território Federal de Rondônia, em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
https://4.bp.blogspot.com/-s-ZRcWNNGLc/W98cLZQlI6I/AAAAAAAAizA/u5eM0EJKiw8QFCq6RLEo2_SB6g8uId64wCLcBGAs/s640/real_forte.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-s-ZRcWNNGLc/W98cLZQlI6I/AAAAAAAAizA/u5eM0EJKiw8QFCq6RLEo2_SB6g8uId64wCLcBGAs/s72-c/real_forte.jpg
Bastidores da Notícia - Últimas Notícias
https://www.jornalbastidoresdanoticia.com.br/2018/11/Brasil-comeca-em-Rondonia-foi-essa-visao-que-garantiu-o-desenho-territorial-no-presente.html
https://www.jornalbastidoresdanoticia.com.br/
https://www.jornalbastidoresdanoticia.com.br/
https://www.jornalbastidoresdanoticia.com.br/2018/11/Brasil-comeca-em-Rondonia-foi-essa-visao-que-garantiu-o-desenho-territorial-no-presente.html
true
5027089084090674529
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post VER TUDO Leia mais Reply Cancel reply Delete By Home PÁGINAS Páginas Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ Pesquisa ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhum resultado após o seu pedido Voltar para casa domingo Segunda-feira terça Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy