Nas últimas pesquisas, Ibope errou resultados em Rondônia | Bastidores da Notícia

0

O último levantamento do Ibope, maior instituto de pesquisas do país, divulgados antes do fim do primeiro turno nos 26 Estados e no Distrito Federal divergiram da apuração, fora da margem de erro, em 17 unidades da Federação, ou 66,66%.

Ibope erra feio em Rondônia
IBOPE erra feio mais uma vez nas eleições de 2018 no Estado de Rondônia

De acordo com levantamento do “lho Neles”, o instituto só conseguiu prever corretamente o resultado das eleições para governador em dez casos. Além disso, o Ibope também errou o resultado para governador de Rondônia.

 

Em relação à disputa entre Expedito Junior (PSDB), Maurão de Carvalho (MDB) e Coronel Marcos Rocha (PSL) e Vinicius Miguel (REDE), o Ibope apontava, no dia 5/10, que o tucano teria 43% dos votos válidos, enquanto Maurão de Carvalho teria 18% Coronel Marcos Rocha teria 8% e Vinicius Miguel 6%.



Com a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Expedito Junior estaria entre 41% e 45%; Maurão de Carvalho estaria entre 16% e 20%; Coronel Marcos Rocha entre 6% e 10% e Vinicius Miguel entre 4% e 8%.

 

No dia seguinte, no entanto, os eleitores deram ao ex-senador cassado 31% os votos válidos, enquanto Coronel Marcos Rocha somou 24% e Maurão de Carvalho que já tinha como certo ir para o segundo turno 22%. Também contrariando os números do Ibope, Vinicius Miguel faturou 14% dos votos.

 

O Ibope também registrou números fora da margem de erro nos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. As informações são do Olho Neles e Rondôniavivo.

Postar um comentário

 
Top