Rondonia Rural Show 2018 (RRS) acontecerá entre os dias 23 e 30 de maio | Bastidores da Notícia

Esta já é a sétima edição do " Rondônia Rural Show evento destinados a fortalecer a agricultura e incrementar o volume de negócios no campo realizado em Rondônia, a 7ª Rondônia Rural Show, acontece de 23 a 26 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, que é a primeira feira do agronegócio da região Norte e a nona em nível nacional.
Segundo a coordenação do evento, este ano as expectativas devem
 superar os resultados dos anos anteriores


Segundo a coordenação do evento, este ano as expectativas devem superar os resultados dos anos anteriores, pois em (2018) as prefeituras de vários municípios estão participando efetivamente a fim de que tudo seja feito para que os interessados em adquirir equipamentos, serviços ou insumos agrícolas, possam atualizar seus cadastros junto às instituições financeiras e, com isso, fechar negócios rapidamente durante a 7ª Rondônia Rural Show”.~3,9


A empresa “MFM SOLUÇÕES AMBIENTAIS” que é proprietária de aterros Sanitários nas cidades de Vilhena e Cacoal, também estará presente com seu Stand exposto durante a edição deste ano da Rondônia Rural Show, o objetivo é mostrar aos visitantes a importância em tratar de forma moderna e adequada, os resíduos sólidos de Rondônia, contribuindo com a preservação do meio ambiente e na melhoria da qualidade de vida das pessoas. MFM SOLUÇÕES AMBIENTAIS valoriza o progresso do agronegócio do Estado e apoia a sétima edição da Rondônia Rural Show.

Embaixador da Alemanha confirma presença Rondônia Rural Show 2018


Durante a visita do vice-governador Daniel Pereira na Embaixada da República Federal da Alemanha, na sexta-feira (09/02), em Brasília, o embaixador germano Georg Witschel confirmou a ida na sétima edição da Rondônia Rural Show (RRS) que acontecerá entre os dias 23 e 30 de maio, na cidade de Ji-Paraná.


Além de participar da maior feira do agronegócio do norte do país, o embaixador alemão irá visitar o Forte Príncipe da Beira, no município de Costa Marques, e também o município de Espigão do Oeste, cidade que possui uma forte presença da população alemã. De acordo com Daniel Pereira, grande parte da população de Espigão do Oeste é de pomeranos, que são povos de uma região da Alemanha.


Rondônia na Show Rural Coopavel


Abrindo o calendário anual de feiras agrícolas do País, o Show Rural Coopavel, evento que é referência em tecnologia no setor agrícola mundial, teve representantes de Rondônia. O vice-governador Daniel Pereira, o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Rondônia (OCB/RO), Salatiel Rodrigues, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do estado, Hélio Dias, além de deputados e empresários, estiveram presentes ao evento com o objetivo de divulgar o potencial agrícola do Estado de Rondônia. Segundo dados do próprio evento, o Estado permanece em ascensão, com a produtividade das principais culturas da região, soja, milho, feijão e leite evoluindo mais de 100% da média regional. Somente para exemplificar, a soja, que rendia cerca de 1.800 quilos por hectare, rende hoje 3.400 quilos e essa média já está sendo projetada para 4.600 quilos por hectare. A produtividade do milho, que era de 3.800 quilos por hectare, atinge hoje a média de 9 mil quilos por hectare, mas com potencial para chegar a 12 mil quilos por hectare, conforme os inúmeros experimentos apresentados no próprio evento.

Patrocinado pela Coopavel, cooperativa com sede no município de Cascavel, no Paraná, o evento, que começou em 1988, hoje tem como principal objetivo a difusão de tecnologias voltadas ao aumento de produtividade de pequenas, médias e grandes propriedades rurais, tornando-se uma vitrine tecnológica e facilitando o acesso dos produtores rurais a equipamentos e técnicas que auxiliam a produzir com maior eficiência, mesmo com as mais severas adversidades climáticas.
Rondônia Rural Show - Ji-Paraná - Coopaveol/Foto: Reprodução/

Além de ser referência mundial, que atrai o mercado estrangeiro, é na Show Rural Coopavel onde são apresentadas as principais novidades tecnológicas, com empresas do mundo todo lançando seus produtos e novas tecnologias, antecipando com exclusividade as tendências para o agronegócio.

O evento anual atrai mais de 235 mil pessoas e acontece em uma área de 72 hectares, especialmente planejada para oferecer conforto e praticidade aos visitantes, incluindo restaurantes, ruas asfaltadas e cobertas, praças de descanso, água gelada e gratuita em todos os corredores, entrada e estacionamento gratuito e suporte para os principais veículos de comunicação.

Produção do estado na feira

Este ano foi montado um estande do Governo do Estado de Rondônia com produtos feitos por cooperativas locais para a apreciação do público. Para o vice-governador Daniel Pereira, o evento é de extrema importância para alavancar o nome do Estado. “O nosso estande foi muito elogiado durante o evento, com uma procura grande. Além do estande, participamos de uma palestra onde apresentamos os diversos potenciais que o Estado possui, falamos do crescimento da agricultura, pecuária, piscicultura, as diversas indústrias consolidadas do Estado, do projeto florestas plantadas, feiras agrícolas e internacionalização do Aeroporto Jorge Teixeira, ou seja, apresentamos o Estado e suas potencialidades”, mencionou o vice-governador.

O setor Cooperativismo no estado

O estado de Rondônia possui o perfil cooperativista, tendo em vista que é uma região onde existe uma grande concentração de paranaenses, principalmente nas regiões sul e central do Estado que são impulsionadas pela grande força agrícola. Atualmente, existem mais de 120 cooperativas, totalizando mais de 140 mil associados em todo o Estado. O presidente da OCB, Salatiel Rodrigues, diz que a tendência é que os rondonienses conheçam melhor o cooperativismo, pensando no coletivo, na economia local. 


“Precisamos incentivar as pessoas a acreditarem no cooperativismo, algo que já faz parte dos nossos debates, principalmente levando em conta que as perspectivas são de crescimento. Em 2005 o Estado possuía apenas 6 mil cooperados e 12 cooperativas registradas e hoje já contamos com mais de 140 mil associados. Crescemos muito, mas precisamos crescer muito mais.


 O cooperativismo no sul do Brasil deu certo, então buscamos os modelos e perfis lá para que o cooperativismo em Rondônia possa avançar”, frisou Rodrigues. Ainda segundo o presidente estadual da OCB, Rondônia é um Estado totalmente agrícola e agropecuário e o cooperativismo possui 13 ramos. “Aqui no estado dos 13 apenas 10 estão atuando, com uma crescente de cooperativas de crédito, que perpetuam em 52 municípios. 


Agora a OCB trabalha para fortalecer os outros ramos do cooperativismo, como ramo mineral, transporte, educacional e saúde. Já a agropecuária promete ter maior incentivo”, informa Salatiel Rodrigues.

Rondônia Rural Show internacional

Inspirada na Show Rural Coopavel, a Rondônia Rural Show hoje é considerada a maior feira de tecnologia e oportunidade voltada ao agronegócio da Região Norte. A 7ª edição da Rondônia Rural Show está prevista para acontecer entre os dias 23 e 26 de maio em Ji-Paraná. Este ano a edição vai contar com muitas novidades e a presença do estado no Show Rural Coopavel foi indispensável para que as experiências adquiridas no evento contribuam para o sucesso desta nova edição. “O evento é impecável, verdadeiramente temos um modelo para ser seguido, toda a estrutura e a organização é algo que deve ser melhorada aqui. Outro ponto é a preparação do solo e as novas tecnologias que precisamos incrementar no Estado”, acentua Salatiel Rodrigues.


As novidades da Rondônia Rural Show já se encontram bem definidas, como explica o vice-governador Daniel Pereira. “A grande novidade deste ano é que a feira será internacional. Mesmo que as edições anteriores tenham tido a presença de delegações internacionais, este ano será acentuadamente uma feira internacional. 

As novidades da Rondônia Rural Show já se encontram bem definidas
Outra novidade é que estamos preparando um local para exposição e vendas de vestuários produzidas em Rondônia, além de um desfile das peças que possui o intuito de fazer com que o comércio substitua suas importações e valorize a produção local”, destaca Daniel Pereira.

Fontes/Refêrencia: www.rondoniaruralshow.ro.gov.br/

www.rondoniaruralshow.ro.gov.br/programacao/

www.rondoniaruralshow.ro.gov.br/a-feira/sobre-a-feira/

http://www.diariodaamazonia.com.br/rondonia-na-show-rural-coopavel/

http://www.rondoniaovivo.com

http://www.portalespigao.com.br

[Copa do mundo 2018][vertical][recent][5]

 
Top