Artista quer expor novamente em Porto Velho | Bastidores da Notícia

0
Artista e agente de Saúde Municipal, tem um sonho: “quero pintar hiper-realismo.”

Fonte: Diário da Amazônia
Edina Costa, pintando um cavalo em óleo sobre tela , tema de maior inspiração

Uma rondoniense da gema, Edina Costa, funcionária pública, artista plástica e também agente municipal de saúde, é natural de Guajará-Mirim, filha de Adão Sales de Viveiro e Cecília Valdivino do Nascimento, tem um casal de filhos Rafael Sales da Costa e Clarice Sales da Costa. Despertou seu talento através de um programa de televisão ainda pequena com atividades do artesanato: “Comecei as atividades artistas aos 11 anos, junto com minha mãe a gente na época assistia o programa da Ana Maria Braga quando ainda na rede Record e todos os dias apresentava uma aula de artesanato diferente, e assim no outro dia eu praticava com ajuda de minha mãe. Era variado, tinha cesta de jornal, escultura de papel reciclado e, nunca pratiquei pintura nessa época, mas eu sentia prazer em criar. Todos os dias assistíamos o programa, minha fonte se inspiração pela arte começou aí”, relatou a artista.

Relata também que passou muitos anos sem fazer qualquer atividade artística e doze anos depois sentiu o desejo de pintar: “Senti essa vontade de pintar e comecei aos poucos, pintava guardanapos, telhas de barro, fraldas… e, fui gostando ao mesmo tempo me aperfeiçoando. Mas meu grande desejo mesmo, era pintar quadros e cinco anos depois de iniciar na pintura do artesanato, comecei enfim, a pintar telas”, apesar das dificuldades conseguia o material adequado e começar para valer, na pintura.
Óleo sobre tela, ‘Cavalo’, seu tema favorito

“Na época foi um pouco difícil, na minha cidade não tinha materiais para pintura em tela, muito depois uma grande amiga que é proprietária de uma papelaria resolveu vender esses materiais, daí facilitou muito meu trabalho: comecei pintando cavalos que é minha paixão, flores, natureza morta, paisagens da vida do campo, paisagens amazônicas, nu artístico masculino e feminino, retrato de pessoas e hoje pinto um pouco de tudo”, com orgulho diz Edina.

Um certo dia recebeu uma visita de um amigo chamado Claudiomir. “Ele viu meu trabalho e falou que sua cidade, município de Nova Mamoré, onde mora atualmente, era pequena pro meu talento e deveria expor fora. “Na verdade não acreditei nas palavras dele , por eu ter começado a pintar sozinha sem nenhum curso eu me achava pequena, eu pensava que minha arte não era tão grandiosa pra se expor fora de minha cidade”. “Logo depois veio um casal de amigos Lourdes Regina e seu esposo Tequinha, falaram que minha arte era muito linda e que se eu quisesse eles conseguiriam uma exposição na Casa da Cultura Ivan Marrocos, mais uma vez, com um frio na barriga, me senti ‘pequena’ e com medo me deparar com outros artistas formados e melhores do que eu e receber ‘críticas’. No momento recusei o convite”, mencionou a artista.
Exposição Galeria de Arte do Porto Velho Shopping

Mas o destino é implacável e ninguém muda seu percurso, no início de 2017 recebeu um convite pra expor na ‘Galeria de Arte do Porto Velho Shopping’ com duração de sete meses: “Deu um frio na barriga, mas perdi o medo e fui com 40 obras de minha autoria, me senti prestigiada, recebi muitos elogios de artista e das pessoas que iam visitar a galeria, isso me deu mais segurança e me fez reconhecer o meu próprio talento”. Logo em seguida, foi convidada para expor na Expoari em Ariquemes, dentro da 20ª Femuar – Feira Multissetorial de Ariquemes de 22 a 30 de julho de 2017. Dessa vez, ela foi sem medo, o reconhecimento foi maior ainda e recebeu um troféu de participação e de grande sucesso na feira:

“Foi muito gratificante pra mim, se você exerce sua vocação, metade da sua vida está resolvida. Quero voltar a expor meus quadros em Porto Velho na ‘Casa da Cultura Ivan Marrocos’. O meu maior sonho, quero pintar hiper-realismo”. Com emoção, finalizou a artista plástica, Edina Costa.


Postar um comentário

[Copa do mundo 2018][vertical][recent][5]

 
Top