Mais de 450 mil animais devem ser vacinados durante campanha contra a aftosa em Cacoal | Bastidores da Notícia

Campanha que teve início no último sábado (15) e seguirá até 15 de maio. Prazo para declaração da vacina é até 22 de maio.

Calendário de vacinação neste ano será invertido (Foto: Leônidas Badaró/Secom Acre)

campanha de vacinação contra a febre aftosa teve início em Rondônia, no último sábado (15). Em Cacoal (RO), a 480 quilômentros de Porto Velho, mais de 450 mil animais devem ser vacinados. Os pecuaristas têm até o dia 15 de maio para vacinar bovinos e bubalinos e até o dia 22 de maio para declarar o procedimento na Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado (Idaron).

A dose da vacina já está disponível para compra nas casas agropecuárias. De acordo com a veterinária da Idaron, Alessandra Nascimento de Souza, o produtor deve ficar atento porque houve inversão do calendário vacinal. Nesta campanha, deve ser imunizado todo o rebanho, independente da idade.

"Esse ano houve a inversão da campanha. A mudança ocorreu porque os produtores rurais reclamaram dos prejuízos na reprodução dos animais após a segunda etapa da vacinação. Portanto nesta etapa serão vacinados todos os animais, e a etapa de outubro a novembro [os animais] de 0 a 24 meses", explica a veterinária.

Conforme a Idaron, os pecuaristas terão até o dia 15 de maio para adquirir as doses e imunizar o rebanho, e até o dia 22 de maio para declarar a imunização. Após esse prazo, será feita a busca ativa para identificar os pecuaristas pendentes.

Segundo o órgão, os donos de rebanhos que deixarem de vacinar o gado poderão ser autuados pela Idaron. A multa será de acordo com o número de cabeças de gado. A imunização do rebanho é importante para manter o estado de Rondônia como área livre de febre aftosa.
Orientações

O veterinário Eduardo Luiz Odorisi explica que alguns procedimentos devem ser seguidos para garantir a eficácia da vacina. Uma delas é manter o produto armazenado entre dois e oito graus.
"O produtor deverá primeiramente manter o estojo de vacinas dentro da caixa de isopor com gelo, porque a vacina tem uma temperatura mínima e uma máxima para ter eficácia. Outra questão é quanto aos cuidados com os aparelhos de manejo, principalmente a pistola, que deverá estar bem regulada e com as borrachas sempre novas e lubrificadas", recomenda.

Conteúdo: G1/RO

[Copa do mundo 2018][vertical][recent][5]

 
Top