Prefeitos conhecem novo programa tributário | Bastidores da Notícia

Nova ferramenta apresentada visa melhorar a arrecadação dos municípios.

Valdemar Camata, superintendente do Sebrae-RO,
apresentou programa aos prefeitos

Prefeitos que participaram na última semana do Encontro promovido pelo governo Estadual, em Porto Velho, conheceram o programa para modernização das secretarias de Fazenda dos municípios, apresentado pelo diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO), Valdemar Camata, com a proposta de oferecer segurança tributária e fiscal às prefeituras, do ponto de vista jurídico. Trata-se do Profaz, que segundo Camata, poderá ser encorpado à arrecadação e com isso ampliar a riqueza do município.
Valdemar Camata, que falou sobre o papel dos municípios para a melhoria do ambiente de negócios, disse que o programa será desenvolvido em parceria com o governo de Rondônia, Tribunal de Contas (TCE-RO) e Universidade Federal (Unir), que fará estudos sobre o potencial dos municípios.
“A solução para as dificuldades financeiras dos municípios deve ser encontrada nos próprios municípios onde são geradas as riquezas, os empregos e onde tudo acontece”, afirmou Camata, completando que as soluções “não vão cair do céu de Brasília ou da mente brilhante do Dr. Confúcio. Irão ser gestadas do dia a dia dos senhores prefeitos e de suas equipes de trabalho”.
Ao explicar as diferenças entre crescimento econômico e desenvolvimento econômico, Camata disse que o desenvolvimento é mais crianças alfabetizadas, menos mortalidade infantil, mais leitos hospitalares para cada 100 habitantes, menos doenças endêmicas, mais tempo de escolaridade do cidadão e uma distribuição de renda mais igual, com menos distorção.
Mais conexão
“Fazer desenvolvimento econômico requer mais conexão com o cidadão. Diálogo com o cidadão, contribuinte e consumidor. É preciso trazer o sentimento de pertencimento ao município. Se você e sua equipe têm um propósito de desenvolvimento, de melhoria do bem-estar, se você está pronto para isso, vá em frente. O Sebrae está aqui para apoiar o município, para atuar no ambiente do pequeno negócio, que muitas vezes é 100% do ambiente instalado no município”, registrou.
Ele afirmou ainda que quando a população se conecta com o poder público, com as equipes que a atendem, e sente nessa equipe um propósito único, pelo bem comum, esse grau de relacionamento se amplia, e os prefeitos começam a obter êxito na gestão, começam a obter a colaboração do cidadão.
Duas iniciativas foram sugeridas aos prefeitos. Para que instalem, com apoio do órgão, a Sala do Empreendedor, instrumento ausente ainda em 27 municípios rondonienses e que “diminui os entraves burocráticos e cria facilidades para os negócios”, e o treinamento de professores nas escolas de Ensino Fundamental sobre educação empreendedora.

Conteúdo: Diário da Amazônia
 
Top