Marinha faz alerta para acidentes com cheia do rio Madeira | Bastidores da Notícia

Com um período de chuvas muito intensas durante essa época do ano, o nível do rio Madeira em Porto Velho, vem subindo e já deixa a área em alerta. Monitorado diariamente por equipes da Marinha Brasileira, o nível do rio marcou nesta segunda-feira (9) 10,19 metros de profundidade.
No ano de 2014, época em que ocorreu a maior cheia da história do rio, o nível registrado foi de 14,05 metros, ou seja, a situação ainda não é de perigo iminente, porém ainda existe o risco e alagações em regiões ribeirinhas e urbanas da capital rondoniense caso a chuva permaneça a cair.
Em 2016, ano em que ocorreu uma grande estiagem e secou diversos rios da Amazônia brasileira, o rio Madeira estava medindo nesse mesmo dia do ano a profundidade de 9,26 metros, nível que para o rio Madeira não é considerado baixo, mostrando que desde a sua grande cheia ele não voltou a sua profundidade normal.
Por enquanto o alerta é apenas para quem navega pelo rio, com o nível atual, a força da correnteza tende a desbarrancar as margens em toda a extensão do rio e arrastar rapidamente imensas toras de árvores caídas pelo curso das águas, fato que pode ser vetor de naufrágios e outros graves acidentes.  
De acordo com a Marinha do Brasil é necessário que a atenção seja redobrada durante a navegação pelo rio Madeira, as fiscalizações dentro do rio também foram intensificadas.


Fonte: RONDONIAOVIVO

[Copa do mundo 2018][vertical][recent][5]

 
Top