MORRE JOSÉ FRANCISCO, O PIONEIRO DE NOVA MAMORÉ | Bastidores da Notícia

José Francisco de Oliveira (Piraíba), o primeiro morador de Nova Mamoré morreu no início desta manhã de quarta-feira (07), em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

O pioneiro estava internado há vinte dias no Hospital de Urgência e Emergência João Paulo, em Porto Velho. José Francisco deixa vinte e cinco, dez adotivos, inúmeros netos e bisnetos. O corpo será velado na residência da família, na Av. Antônio Matos Piedade, no Bairro João Francisco Clímaco, nas proximidades da prefeitura, a partir das 16.  O enterro ocorrerá  na quinta-feira, em horário a confirmar com a família.

 BIOGRAFIA José Francisco de Oliveira, popularmente conhecido por Piraíba (foi pescador durante 17 anos em Vila Murtinho), nasceu no Estado do Maranhão em 09 de fevereiro de 1938. 

Chegou diretamente do Maranhão em Vila Murtinho no dia 05 de setembro de 1953, acompanhado pelo seu tio Roseno. Em 1964, deixou a família em Vila Murtinho e veio residir sozinho na Colocação do Ambrósio, nas proximidades onde hoje está localizado o IDARON. Estas terras ainda faziam parte do seringal do Sebastião João Clímaco, administrada pelo seu filho Neném Clímaco. Em 1968, já dono da colocação do Ambrósio, Piraíba vendeu a propriedade para o Apolônio e foi residir na entrada da Linha D, onde construiu um estabelecimento comercial. Em 1982, mudou-se para o local onde reside até hoje, na Avenida Antônio Piedade de Souza, no Bairro João Francisco Clímaco. É casado pela segunda vez, tem 25 filhos, desse total, 10 são adotivos.

 “As maiores dificuldades daquele tempo era a malária, hepatite e as flechadas dos índios”, disse o mais ilustre pioneiro de Nova Mamoré, merecedor de inúmeras honrarias, caso vivesse em um País que preserva e tem orgulho de sua memória.

 Fonte: Portal Mamoré 
 
Top