Sipam prevê chuvas acima da média nos próximos três meses em Rondônia | Bastidores da Notícia

O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) divulgou que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zacs) causará chuvas acima da média em Rondônia nos meses de novembro e dezembro deste ano, além de janeiro de 2017.

De acordo com o Sipam, as chuvas também ocorrerão no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Pará. Isto deve acontecer, pois os estados estão sobre influência do fenômeno La Niña.

De acordo com o Sipam, a Zacs é um sistema típico de verão e é caracterizado pela nebulosidade que se prolonga da Amazônia até o oceano Atlântico Sul e com isso transporta umidade. A junção das Zacs e do fenômeno La Niña causará o aumento de chuvas, já que o fenômeno por is só tem intensidade fraca.

Em Rondônia, os meteorologistas acreditam que nos próximos meses haverão chuvas mais intensas em todo o estado. As chuvas também devem ocorrer com mais intensidade no Acre, Amazonas, Mato Grosso, Tocantins, Amazonas e Pará.

Para que a população tenha cuidados durante o período de chuvas, a Eletrobras Distribuição Rondônia divulgou algumas dicas de como a pessoa pode se proteger de temporais dentro e fora de casa.

Em casa:

- Não use chuveiro ou torneira elétrica;
- Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, entre outras;
- Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos;
- Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone celular. Desligar das tomadas os aparelhos eletrônicos tais como televisão, som, computadores. Desligar os fios de antena dos aparelhos:
- Permanecer dentro de sua casa até a tempestade terminar.

Fora de casa:

- Quando estiver chovendo, não solte pipas ou fique próximo de antenas e cabos de ligação elétrica.
- Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica; Permaneça dentro de seu veículo caso o mesmo tenha teto de estrutura metálica;
- Afastar-se dos seguintes locais: com tratores e outras máquinas agrícolas; motocicletas, bicicletas e carroças;
- Campos abertos, pastos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

- Manter distância de fios caídos na rua, pois os fios podem estar energizados e causar acidentes envolvendo choque elétrico. Ao notar os fios soltos, avise o mais rápido possível a Eletrobras Distribuição Rondônia pelo 0800 647-0120.



Fonte: g1 rondonia

ENTRE AGORA NO GRUPO!


 
Top