TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO E HONRA AO MÉRITO SÃO ENTREGUES EM NOVA MAMORÉ | Bastidores da Notícia

0

O Poder Legislativo de Nova Mamoré realizou na última segunda-feira (01), na Câmara Municipal, sessão solene destinada à entrega de Títulos de Cidadão Honorário e de Honra ao Mérito aos pioneiros que contribuem para o desenvolvimento e crescimento de Nova Mamoré e o bem estar de sua população. Na ocasião, familiares e amigos dos homenageados lotaram o plenário do Poder Legislativo, além dos vereadores, do prefeito municipal, Laerte Queiroz (PMDB) e demais autoridades locais que estiveram presentes na oportunidade.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Lindomar Candido, que iniciou a sessão parabenizando a todos os homenageados presentes na solene, “É uma singela homenagem que prestamos aos pioneiros que nasceram juntos com Nova Mamoré, ajudaram a escrever sua história do município e estão até hoje para testemunhar o progresso. Disse o Presidente da Câmara

Para o prefeito Laerte Queiroz, Mais do que prestar uma homenagem, a solenidade visa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município, “sem duvida nenhum é uma homenagem justa e merecida.” Parabenizando todos que estavam ali presente. Laerte ainda fez questão de parabenizar o Sr. Piraiba (José Francisco de Oliveira) que não estava presente na solene porém fazia parte dos homenageados. Sr. Piraiba que foi um dos primeiros cidadãos a chegar no município de Nova Mamoré e por muitos anos foi funcionário de Laerte Queiroz trabalhando como vigilante em sua residencia. Laerte ainda destacou a importância de cada um dos homenageados para município de Nova Mamoré.



Durante a sessão solene as autoridades e os homenageados presentes estiveram discursando no momento das homenagens. Entre os discursos, o do vereador  José Cicero (PT), que se emocionou ao falar do reconhecimento e da importância dos homenageados, emocionando a todos que estavam ali presente, foi o que mais se destacou. Cicero  ainda lembrou que  dia 15 de agosto completará 15 anos que reside no município de Nova Mamoré.

Os homenageados na solenidade que receberam o Título de Cidadão Honorário e de Honra ao Mérito foram:  Antônio Martins de Oliveira, José Francisco de Oliveira, José Gonçalves Viana, Raimundo Martins de Oliveira, Doranilda Alves da Silva Borges, Dr. Vicente de Paulo Batista Rodrigues.

Perfil dos homenageados 


(Balela não pode comparecer no evento devido sua idade avançada, Filho de Balela esteve o representado)
Sr. Antônio Martins de Oliveira, conhecido popularmente por Balela, natural de Paraipaba Ceará, nascido em 27 de Maio de 1922, chegou à Nova Mamoré enquanto ainda situada no “Hiata” em 1955, onde trabalhou como Agricultor foi pai de oito filhos.

Sr. José Francisco de Oliveira conhecido popularmente por Paraiba, natural do estado do Maranhão, nascido em 1938, chegou à Nova Mamoré enquanto ainda situada no “Hiata” em 4 de setembro de 1954, pois diziam que era um lugar com muita riqueza, durante sua vida trabalhou cortando seringa entre outras coisas, foi pai de seis filhos e casado a 40 anos com Roseni Alves.


Sr. José Gonçalves Viana, conhecido popularmente por Zé Olhão, natural de Paraiba Ceará, nascido em 29 de Junho de 1939, chegou á Nova Mamoré enquanto ainda situada no “Hiata” em 1956, veio, pois havia muitas dificuldades no lugar onde vivia, onde trabalhou como agricultor e foi pai de oito filhos.


Sr. Raimundo Martins de Oliveira conhecido por Raimundo Valdomiro, natural de São Gonçalo do Amarante Ceará, nascido em 25 de Novembro de 1948, chegou à Nova Mamoré enquanto ainda situada no “Hiata” em 1958, acompanhado seus pais, ainda muito Jovem, onde trabalhou como Agricultor foi pai de treze filhos.


Sr. Doranilda Alves da Silva Borges, nascida no distrito do Hiata, em 11 de junho de 1966, mudou-se em 1980, para Nova Mamoré, casou-se com Ernesto de Oliveira Borges, mãe de um filho (Gilberto) cursou nível superior em história, e em 1989 passou no concurso do Estado para trabalhar como Educadora Infantil foi secretaria de Educação do Estado, onde conseguiu trazer segundo gral para a zona rural do municipio, em 2009 enquanto ainda atuava como Secretaria teve a oportunidade de trazer a graduação para o Município, disponibilizando cursos com custo acessível, como licenciatura em Letras e Pedagogia e Bacharelado em Enfermagem e Psicologia, sendo hoje responsável por 15 polos dentro do estado e 3 polos no Amazonas com media de 1500 alunos.



Dr. Vicente de Paulo Batista Rodrigues, Natural Bom Despacho do estado de Minas Gerais, nascido em 12 de junho de 1952, veio para o município de Nova Mamoré em 02 de Novembro de 1993, a convite do Governador Jorge Teixeira, Formado 17 de Dezembro de 1981, em Medicina pelo Escola de Medicina fundação Técnica Estadual Souza Marques, casado com Agripina Aparecida Gontijo Rodrigues, pai de três filhos, trabalhou em Hospitais do Rio de Janeiro (RJ) e Guajará-Mirim. Porém o amor por Nova Mamoré fez com que Dr. Vicente permanecesse no município local onde foi eleito prefeito e ainda atuou como Secretario de Saúde. Atualmente Dr. Vicente trabalha no hospital Municipal Antônio Luiz de Macedo e possui uma Clinica Particular onde atende a população de Nova Mamoré e Região. 

Após a entrega dos títulos e do discurso das autoridades e dos homenageados, foram servidos deliciosos salgadinhos aos presentes, encerrando o evento em um agradável clima de confraternização.
























































































  

Fonte: Jornal Bastidores da Notícia
Fotos: Sávio Rosas

Postar um comentário

[Copa do mundo 2018][vertical][recent][5]

 
Top