Internacional - Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos | Bastidores da Notícia

Stephen William Hawking, físico e pesquisador britânico, morreu aos 76 anos nesta quarta-feira (14) em sua casa na Inglaterra. Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.


Entre as contribuições de Hawking estão os teoremas de singularidade (em colaboração com o matemático Roger Penrose)
Entre as contribuições de Hawking estão os teoremas de singularidade (em colaboração com o matemático Roger Penrose)



A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa. "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado. A causa da morte ainda não foi divulgada.





Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu na mesma data do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).





No final da década de 1960, Stephen Hawking ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988.




Em 2014, sua história de vida foi contada no filme "A teoria de tudo", que rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayner, que interpretou o físico no cinema.




Hawking foi casado e teve três filhos (foto: JEWEL SAMAD)
Hawking foi casado e teve três filhos (foto: JEWEL SAMAD)

Breve História do Tempo



Hawking, cujo livro "Uma Breve História do Tempo", lançado em 1988, se tornou um best-seller e o levou ao estrelato, dedicou a vida a desvendar os mistérios do universo.




Suas ideias brilhantes e sua genialidade renderam fãs em todos os segmentos, muito além da astrofísica, e ele chegou a ser comparado com Albert Einstein e Isaac Newton.




Grande parte de seu trabalho se concentrou em unir a relatividade (a natureza do espaço e do tempo) e a teoria quântica (a física do menor) para explicar a criação e o funcionamento dos cosmos.



"Meu objetivo é simples: entender completamente o universo, por que é como é e por que existe simplesmente", afirmou uma vez.




Sua popularidade o levou a fazer participações em séries de televisão como "Star Trek" e "The Simpsons" e sua voz apareceu em canções do grupo Pink Floyd.

Stephen Hawking condecorado por Barack Obama coma medalha da liberdade (foto: Jewel SAMAD / AFP )
Stephen Hawking condecorado por Barack Obama coma medalha da liberdade (foto: Jewel SAMAD / AFP )

As homenagens vieram rapidamente de todas as partes do mundo.



O professor Alan Duffy, pesquisador do Centro de Astrofísica e Supercomputação do Royal Institution da Austrália, chamou o trabalho de Hawking de "lendário".


"Seus textos foram inspiradores para muitos cientistas e ele enriqueceu as vidas de milhões (de pessoas) com as últimas perspectivas científicas e cósmicas", afirmou.


A Nasa publicou no Twitter um vídeo do cientista sorrindo enquanto flutuava livremente durante um voo de gravidade zero no Kennedy Space Center da Flórida.


"Suas teorias desbloquearam um universo de possibilidades que nós e o mundo estamos explorando. Que você permaneça voando como o Super-Homem na microgravidade, como você disse aos astronautas da @space_station em 2014".

Até celebridades não relacionadas com a astrofísica expressaram pêsames.


A cantora americana Katy Perry afirmou que havia um "grande buraco negro" em seu coração.


O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que Hawking fez do "mundo um lugar melhor".


Hawking se casou em 1965 com Jane Wilde, com quem teve três filhos. Sua história de amor foi contada no filme "A Teoria de Tudo" (2014), pelo qual o britânico Eddie Redmayne venceu o Oscar por sua interpretação do astrofísico.

Com informações: Em, G1

Physicist Stephen Hawking has died




World renowned theoretical physicist, cosmologist, astronomer and mathematician Stephen Hawking has passed away at age 76. - CNN


www.jornalbastidoresdanoticia.com.br

Relembre as principais frases do cientista que marcou a história:

A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressividade. Ela pode ter sido vantagem na época dos homens das cavernas, para que pudessem obter mais comida, território ou uma parceira, mas, agora, ameaça destruir todos nós

Por pior que a vida possa parecer, sempre há algo que podemos fazer em que podemos obter sucesso. Enquanto houver vida, haverá esperança

Lembre-se de olhar para as estrelas e não para baixo, para os seus pés. Tente achar sentido no que você vê e questione pergunte sobre o que faz o Universo existir. Seja curioso

A inteligencia é a capacidade de se adaptar a mudança

Pessoas quietas possuem mentes barulhentas

Ninguém pode resistir à ideia de um gênio aleijado

Eu não tenho medo da morte, mas também não tenho nenhuma pressa em morrer
 
Top