Professor Eurimar Kaymme comenta o tema da redação do ENEM 2017 | Bastidores da Notícia

Para a realização da redação do ENEM 2017 o candidato teria que argumentar sobre os desafios da formação educacional dos surdos no Brasil, uma proposta que dificilmente fora abordado em sites ou em Cursos Preparatórios ao ENEM, embora o tema inclusão não cause surpresas entre alunos e professores. A especificação da temática para a formação educacional de surdos é que causou certa admiração, digamos assim.
Centro de Educação para Surdos Rio Branco
Alunas do Centro Estadual de Educação para Surdos Rio Branco, em São Paulo

Acredito que mais uma vez o Inep acertou com a escolha, foi um tema social que contempla uma minoria bastante específica.  A educação dos surdos é relevante para a abordagem da sociedade, assim como foi em Violência contra mulher e Intolerância religiosa, nas edições anteriores.

É bem provável que os alunos tenham argumentado sobre a falta de preparação das instituições de ensino para receber esses estudantes surdos, seja na estrutura física ou na própria capacitação docente, que é interessante, porém, questões políticas poderiam ser levantadas também, pois a lei garante que todos os alunos com deficiência sejam matriculados. Portanto, é dever das escolas recebê-los e providenciar as adequações necessárias para a formação educacional com qualidade em todos os níveis de aprendizagem. Outros argumentos relevantes, a meu ver, seriam: sensibilizar e mobilizar a sociedade no geral em  aprender a dominar Língua Brasileira de Sinais por meio de campanhas publicitárias em veículos de comunicação, inclusão da mesma como área de conhecimento nas grades curriculares das escolas de Ensino Fundamental e incentivar o aumento da oferta de disciplinas na graduação, estágios e especializações para atender esse público. 

Entender a realidade dos surdos ajuda tanto no Enem como na vida!


 
Top