Nível do Rio Madeira sobe e afeta bairros | Bastidores da Notícia

O nível do rio Madeira continua subindo e ontem atingiu a marca de 14,44 metros. Na última quarta-feira, a última aferição feita pela Capitania dos Portos registrava 14,08 metros.
A Defesa Civil de Porto Velho está emitindo um alerta aos moradores do Beco do Gravatal, Beco do Birro, bairro Balsa, Nacional, Vila Candelária e Vila do Santo Antônio por conta de uma possível cheia da região provocada pelo aumento do nível do rio Madeira nos próximos dias.
“Estamos mapeando as áreas de risco, fazendo um levantamento de quem deseja sair dos locais para que a prefeitura ofereça apoio logístico”, disse Marcelo Santos, diretor da Defesa Civil.
Ainda de acordo com Marcelo Santos, a Defesa Civil recebeu uma nota da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que controla a quantidade de água na usina. “Eles têm uma cota operativa que não pode exceder então a gente foi informado desse possível aumento do rio nos próximos dias”, relatou Marcelo.
Segundo Santos, aproximadamente 150 famílias podem ser afetadas.
Para muitos moradores sair das áreas de risco é uma situação difícil, pois segundo eles não têm para onde ir. E a única coisa que podem fazer é torcer para que o rio não alcance suas casas.
O diretor da Defesa Civil de Porto Velho explica que a equipe do órgão, acompanhado de psicólogos e assistentes sociais tentam conscientizar os moradores para que possam sair em segurança.
Previsão do tempo
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que hoje, o tempo segue instável em todo o estado de Rondônia. A previsão para toda a região centro-norte do Estado, inclusive a capital Porto Velho é mais um dia de predomínio de sol entre muitas nuvens, deixando o céu nublado, com período de céu encoberto e pode ocorrer pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Nas demais regiões de Rondônia o céu fica nublado e ocorre pancadas de chuva acompanhadas com trovoadas, entre a tarde e noite. Com informações Diário da Amazona
 
Top