Mãe pede doação de sangue para criança internada com tumor | Bastidores da Notícia

 

PORTO VELHO: A dona de casa Simone Silva realiza campanha nas redes sociais a procura de doadores de sangue O +, para que as plaquetas desse tipo sanguíneo possam ser fornecidas à filha de cinco anos, Sthefanny Carolaine da Silva Oliveira, que está internada em Porto Velho com um tumor no cérebro que não pode ser operado. Segundo Simone, as plaquetas são coletadas do sangue dos doadores.

Os doadores podem procurar a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) esteve fechada durante o feriado de carnaval mas reabriu na quarta-feira (1º).

Conforme Simone, a procura teve início na segunda (27). "Procurei a Fhemeron para pedir plaquetas e eles disseram que não tinham e que só reabriam dia 1º, a partir das 13h30. Por isso eu peço que quem puder doar venha até a instituição e diga que esse sangue são para as crianças da oncopediatria. Minha filha precisa dessas plaquetas, esse é o único tratamento que pode trazer melhora para ela", pede.

A dona de casa relata ainda que teme pela morte da filha. "Nesta quarta (1º) o nível de plaqueta dela deu em 9 mil e não pode ficar tão baixo. Tenho medo que algo pior aconteça. Como hemorragias e outros sintomas. Sem contar que ela precisa de  O+, mas uma amiguinha dela precisa do A +. Quem puder, venha doar por favor", desabafa a mãe.
Quem pode doar

Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode ser doadora de sangue. Os jovens com idade entre 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo pai, mãe ou responsável legal. Para doar até os 69 anos, a pessoa precisa começar a doar antes dos 60 anos.
O doador deve estar em boas condições de saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalos de 60 dias. Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com intervalos de 90 dias.

A Fhemeron de Porto Velho fica localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3766, Setor Industrial. O atendimento desta quarta-feira (1°) será a partir das 13h30.


Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia 
 
Top