Instituição oferta cursos gratuitos para crianças e jovens em Guajará-Mirim | Bastidores da Notícia

Centro Despertar atende cerca de 300 alunos em Guajará-Mirim.Local oferece nove opções de cursos gratuitos semi e profissionalizantes

despertar
Centro Despertar atende cerca de 300 alunos em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Feitas/G1)




























O Centro Despertar da Criança e do Adolescente oferece cursos gratuitos semiprofissionalizantes e profissionalizantes para formar crianças e jovens de 8 a 20 anos em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. Cerca de 300 alunos estão inscritos em nove diferentes cursos na instituição que é custeada pela Diocese do município e por doações vindas da França, sem nenhum vínculo com o poder público.
Na instituição são oferecidos cursos de ocupacional, horticultura e artesanatos I, II e III (semiprofissionalizantes) e também de manicure, mecânica de motos, mecânica de bicicletas e corte e costura (profissionalizantes). Quinze professores contratados atendem a demanda. Os alunos também participam de atividades complementares de cidadania, esporte e lazer, digitação e informática, além de terem direito a um lanche reforçado. As capacitações têm duração de aproximadamente 11 meses, com entrega de certificados em uma formatura no final do ano
depsertrar1

Local oferece nove opções de cursos gratuitos semi e profissionalizantes em Guajará-Mirim (Foto: Júnior Feitas/G1)

Durante entrevista ao G1, a coordenadora da instituição, Aparecida de Fátima, conhecida como Irmã Fátima, declarou que as aulas iniciaram nesta semana e que o Centro Despertar atende gratuitamente a comunidade guajaramirense desde 1991, com objetivo de formar os jovens para que possam ter uma opção de emprego.
“Nosso objetivo é de tirar das ruas as crianças e jovens que vivem na ociosidade, sem ter o que fazer, muitas vezes pendendo para o lado do crime. Aqui procuramos dar um novo sentido para a vida deles, preparando para a disputa no mercado de trabalho. Transmitimos valores como responsabilidade, pontualidade, respeito com o próximo e educação acima de tudo”, disse Irmã Fátima.
Ainda segundo a coordenação, apesar das aulas já terem iniciado, algumas oficinas ainda estão com vagas disponíveis. Para fazer a inscrição, é necessário levar comprovante de residência, declaração escolar, uma foto 3×4, cópia de documentos dos pais, cartão do SUS e cartão do Bolsa Família.
Os interessados em se inscrever devem ir ao Centro Despertar, que está localizado na Avenida Antônio Luís de Macedo, no Bairro Próspero, ou ligar no número (69) 3541-1205.
Confira as oficinas com vagas disponíveis para inscrição gratuita:
Semiprofissionalizante
Horticultura (manhã) – de 12 a 18 anos
Profissionalizante
Corte e Costura (manhã) – de 16 a 20 anos
Mecânica de bicicletas (tarde) – de 15 a 20 anos
Manicure (tarde) – de 15 a 20 anos
Conteúdo: G1
 
Top