Hidrelétrica Santo Antônio consegue liberação para aumentar reservatório | Bastidores da Notícia

Aumento da cota será para atender seis turbinas exclusivas para RO e AC. MAB disse que 400 famílias serão atingidas em Porto Velho.
Usina testa duas turbinas que vão gerar energia exclusiva para RO e AC (Foto: Assessoria/Divulgação)Usina vai aumentar nivel do resertatório para atender exclusivo RO e AC (Foto: Assessoria/Divulgação)


























 A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio conseguiu, na última semana, uma autorização para aumentar o nível do reservatório no Rio Madeira em 80 centímetros, em Porto Velho. Conforme o empreendimento, a elevação precisa ser feita para o funcionamento das seis turbinas que vão atender os estados de Rondônia e Acre.
Inicialmente o empreendimento foi programado para ter 44 turbinas em operação. As seis outras turbinas foram acrescentadas no projeto durante a construção. Agora, com as 50 turbinas em funcionamento, a produção será de 3.568 megawattws, e terá capacidade de atender 45 milhões de pessoas.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a elevação do reservatório em 80 centímetros por seis meses. Com isso, a área atingida pela água será de 1.100 hectares.
Segundo o Ibama,  nesse período será criado um grupo para acompanhar a questão do reservatório. O grupo será composto pelo Movimento dos Atingidos Por Barragem (MAB), Governo de Rondônia, Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e Sociedade Civil.
O Ibama Informou ainda que o aumento da cota não vai atingir as famílias, porém o Movimento dos Atingidos por Barragens acredita que o aumento pode afetar cerca de 400 famílias.
O plano de segurança ainda não foi apresentado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mas a hidrelétrica Santo Antônio informou que o prazo para apresentação é até dezembro de 2017. Com informações G1
 
Top