POKÉMON GO – Batalhão da Policia Militar de Rondônia adverte jogadores | Bastidores da Notícia

Desde que foi lançado no Brasil, às 18h00, desta quarta-feira, dia 03 de agosto, o jogo Pokémon Go tem causado um grande alvoroço nos jovens de todas as idades. O jogo de realidade aumentada induz o usuário a sair pela cidade em uma verdadeira “caçada” aos personagens, assim como era feito em seu desenho original.

O detalhe é que algumas vezes isso pode levar a situações perigosas. Na Guatemala, por exemplo, um jovem de 
apenas 18 anos foi morto a tiros enquanto jogava o game. Segundo o site R7, o jovem e um primo saíram de casa à noite e foram até uma praça atrás dos Pokémons.

Os dois estavam caçando os bichinhos virtuais numa linha de trem e foram emboscados por ladrões, na cidade de Chiquimula, cerca de 200 km a sudeste da capital Guatemala. Os criminosos usavam aplicativos de localização semelhantes aos do jogo da Nintendo. Atraíram os jovens para um local escuro. Uma das vítimas reagiu e acabou sendo morta com mais de dez disparos.

Preocupado com a segurança dos “gamers”, o 2º Batalhão de Polícia Militar, em Ji-Paraná, adverte quanto aos perigos do novo jogo virtual. Vejam algumas dicas importantes:

1ª Dica: Lembre-se que é absolutamente proibido mexer no celular enquanto conduz um veículo".

Não tente capturar um novo Pokemón enquanto dirige, isso pode ser bem perigoso. Além dos riscos de causar um acidente, você poderá sofrer uma multa de R$85,13 e perder 4 pontos na CNH. Sem contar que, em caso de acidente, sua seguradora não irá cobrir os danos, afinal de contas mexer no celular e dirigir não é permitido e nem é uma boa ideia.

2ª Dica: Da mesma forma que outros aplicativos de geolocalização, isto pode ser usado por bandidos para saber quando você sai de casa ou onde está em um dado momento."

Sabemos que você está ansioso pelo jogo, mas não ande por aí só de olho no celular. Além de aumentar as chances de você ter um problema na coluna, há uma grande chance de você se machucar (e machucar outras pessoas). Ande sempre de olho por onde anda, principalmente em ruas movimentadas.

3ª Dica: Não ande no meio da rua, respeite os sinais de trânsito, não invada propriedades privadas e respeite as normas de espaços e edifícios públicos.

Não seria nada legal você ser preso enquanto captura um Pokémon raro e tentar justificar sua invasão de propriedade às forças policiais por causa de um jogo, certo? Cuidado para não se empolgar demais e entrar em locais privados, como casas, hotéis ou lugares onde você precisa pagar para entrar. Não vale a pena ser repreendido por invasão de propriedade.

4ª Dica: Não saia de casa, principalmente sozinho, à noite para caçar os “monstrinhos”, e não ande em ruas desertas.

Fique atento: nada de ir a lugares sem muito movimento, evite andar sem prestar atenção na movimentação e nada de ficar com o aparelho na mão em locais perigosos e em transportes públicos.

“Lembre-se que você vive em um mundo real e possui apenas uma VIDA. Cuide dela, pois ela é seu Bem Maior!” . 2º Batalhão de Polícia Militar – Ji-Paraná/RO – SeComS.

PM/RO

 
Top