Câmara de vereadores de Morrinhos aprova requerimento para inibir trabalho da imprensa local | Bastidores da Notícia

Aconteceu na sede da Câmara Municipal de Morrinhos – CE na última quarta-feira, dia 11 de outubro a 37ª sessão Ordinária, onde foi discutido pelo plenário da Casa um Requerimento Legislativo bem incomum de autoria do coletivo de vereadores da base aliada do atual prefeito: Antônio Rodrigues – Leandro (PSDB), José Augusto (PSDB), Raimundo Aurimar – Mazim (PSDB) e Régis Carvalho (PR).




Autoria do coletivo de vereador es da base aliada do atual prefeito: Antônio Rodrigues – Leandro (PSDB), Raimundo Aurimar  (PSDB)José Augusto (PSDB), e Régis Carvalho (PR). Foto: Reprodução)


O Requerimento nº. 146/2017 visa solicitar as gravações do Programa “É de Lascar” do Radialista Ilton Santos veiculado pela emissora de Rádio Liberdade FM 87,9. Além de requerer a grade de programação da emissora e os critérios usados pelo programa para realização de convite de seus entrevistados. Onde na discussão, prévia da votação, o posicionamento dos autores e aliados foi de repressão à imprensa ficando claro que o ato realizado pelo referido coletivo de vereadores é inibir a liberdade de expressão da imprensa, em especial à mídia local.



Os trabalhos propriamente ditos da Câmara Municipal de Morrinhos acontecem apenas uma vez por semana. Sendo motivo suficiente para priorizar discussões de problemas sociais que assolam principalmente a população mais carente que necessitam de políticas públicas que venham suprir ou mesmo minimizar os cotidianos problemas de: saúde; educação; crise hídricas; fome e miséria; desemprego; garantia de direitos sociais; inclusão e acesso à informação; corrupção; combate a violência em sua plenitude (preconceito, violência sexual, pedofilia, diversidade de gênero, de classe, níveis sociais, de posicionamentos ideológicos, de diversidade cultural); infraestrutura; os anseios das diversas faixas etárias sejam elas de crianças, jovens, adultos ou idosos; buscar soluções para divergências de classe, de nível social, enfim, ouvir a população e desenvolver políticas públicas que atenda a demanda.



Enfatizamos aqui que Morrinhos – CE atualmente encontra-se com sérios problemas na área da saúde pública, onde temos pessoas com atendimentos negligenciados, sendo negados medicamentos, exames, cirurgias, deslocamento para hospitais por eles próprios encaminhados (incluindo pacientes com Câncer) e um fato mais recente foi à omissão de socorro a um idoso dependente de O2 (Oxigênio) que chegou a óbito.




Na Educação temos o descaso do transporte escolar, principalmente da frota própria recentemente adquirida pelo Programa Caminho da Escola do Governo Federal que vem sendo sucateada com frequentes quebra de peças (inclusive peças de alto custo como para-brisas) ocasionando paralisação dos transportes, logo alunos ficam sem frequentar a escola causando baixo rendimento escolar. Outro caos é no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal. As crianças e jovens constantemente tem denunciado que ora ocorre à falta, ora o não cumprimento do cardápio por muitos dias seguidos somente este ano.


37ª (Trigésima Sétima) Sessão Ordinária do dia 11 de outubro de 2017, Morrinhos-CE.




Também temos o nepotismo instaurado na atual gestão, inclusive o nepotismo cruzado que um dos casos é aqueles onde parentes de vereadores são empregados pelo executivo municipal.


Tivemos recentemente a precariedade das condições de trabalho de um dos órgãos de garantia de direitos da criança e do adolescente, o Conselho Tutelar (fato denunciado com ampla abrangência).


Então, que fique claro o papel da mídia neste país! Temos uma constituição em vigor que garante a liberdade de expressão. Sua função social também segue pela vertente de prestar um serviço de disseminar informações, esclarecimentos a população em geral. O rádio tem a característica singular de conseguir chegar às mais remotas comunidades e o Programa é de Lascar tem sido uma importante ferramenta de informação fazendo chegar à população as notícias locais, principalmente do meio político. Através das redes sociais como: facebook e whatsapp consegue uma interação mais precisa com os ouvintes que têm oportunidade de expor suas opiniões sobre tudo aquilo que ouvem, onde o radialista Ilton Santos é porta-voz daqueles que concordam e discordam daquelas matérias que vão ao ar.

Liberdade de expressão é direito. Calar jamais!


Por Ilton Santos – Colaborador do Jornal dos Municípios



 
Top