ORIGEM E HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE NOVA MAMORÉ | Bastidores da Notícia




A história de Nova Mamoré iniciou da década de 70, com a criação do PIC Sidney Girão, em consequência da desativação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que tinha como ponto de parada a pequena comunidade de Vila Murtinho localizada às margens do Rio Mamoré, na época foi um dos maiores centros comerciais da região, por absorver a produção de borracha e castanha dos seringais nativos e da República Federativa da Bolívia, país o qual faz fronteira. A estrada de Ferro Madeira Mamoré, era o único meio de transporte capaz de escoar essa produção para as outras regiões do país.

Com a desativação da ferrovia dada em função da construção da BR - 425, a lendária história de Vila Murtinho, sofre um golpe em sua economia, tendo como consequência a migração dos comerciantes da pequena vila para as margens da futura rodovia, surgindo assim um novo povoado que logo passou a denominar-se "Vila Nova". Além da Vila Murtinho outros povoados também pertencentes ao Município de Guajará Mirim.

Com a chegada da BR - 425 muitos migrantes desses pequenos núcleos comerciais chegaram ao povoado de Vila Nova, onde instalaram seus comércios ao longo da BR, que atualmente atravessa a zona urbana denominada de Avenida: Desidério Domingos Lopes.


Em 1.971, o Governo Federal implantou na região, através do INCRA, um Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão, oportunizando a implantação de famílias de todas as regiões brasileiras que, instalaram-se em pequenos lotes e que formaria no futuro a produtiva zona rural do Município de Nova Mamoré.

Ao passar dos anos, o fluxo imigratório aumentou em grandes proporções, tornando Vila Nova o núcleo urbano responsável pelo atendimento e apoio aos colonos implantados no Sidney Girão. As primeiras obras destinadas a esse núcleo de apoio foram: uma pequena Escola de 1º grau, uma Unidade Mista e uma Delegacia de Polícia.

Apesar de pertencer ao Município de Guajará-mirim o núcleo de Vila Nova tinha administração própria. O primeiro administrador da localidade foi o Sr. João Francisco Clímaco, que acumulativamente também exercia a função de subdelegado de Polícia, onde na condição de líder comunitário soube compatibilizar as suas funções servindo assim de agente encaminhador das aspirações daquela comunidade.

No ano de 1.988, foi liderado pela comunidade um movimento de emancipação política, tornado Vila Nova do Mamoré um Município pela Lei n º 207 de 06 de Julho de 1988.


Nova Mamoré teve sua emancipação político-administrativa em 21 de julho de 1.988, seu desenvolvimento foi impulsionado pela criação do Projeto Integrado de Colonização Sidney Girão no início da década de 70. Nesta época, o governo Federal elaborou uma política que visava o povoamento da região Amazônica, foi criado então o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária / Ministério do Interior), que incentivava a vinda de imigrantes, oriundos em sua grande maioria das regiões Nordeste e Centro - Sul do Brasil, e aos quais eram distribuídos lotes de terras devidamente documentadas.








TRABALHO DE ESCOLA CASIMIRO DE ABREU 2011

TEXTOGilvan Lucas, Sofia e Julia

Fonte: Jornal Bastidores da Notícia

 
Top